Publicado por: ED | 4 de maio de 2008

Design Gráfico

Galera tenho alguns amigos que não conhecem a magnitude do design, portanto aqui vai uma luz, para entender melhor sobre o objetivo do BLOG, e cuidado que o design é apaixonante, que conhece sabe!

Desenho vetorial

Em computação gráfica pode-se classificar uma imagem, em relação à sua origem, de duas formas distintas:

* Desenho vetorial, que se baseia em vetores matemáticos;
* Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel;

Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.

Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos memória no disco) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizazam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

Formatos comuns de imagem vetorial

* SVG Padrão para gráficos vetoriais recomendado pela W3C
* CDR Formato proprietário da Corel(R)
* AI Formato Adobe Illustrator
* EPS
* CMX
* WMF Windows Meta File

Imagem digital

É uma representação em duas dimensões de uma imagem como um conjunto finito de valores digitais, chamados pixels. A matriz é uma malha, onde cada ponto ou célula é um pixel, com um valor associado a cada ponto.

Esse valor é chamado de intensidade da imagem e representa alguma propriedade, como cor, tonalidade, brilho e outras, ou seja, é como se tivéssemos uma tabela de correspondência do número às várias cores. Uma das formas de representação da imagem digital é por percentagem de três cores: vermelho, verde e azul, conhecido como RGB.

Portanto a imagem é guardada numa forma numérica como dados. É bastante usual a imagem digital ser comprimida.

Quanto mais fina a malha for maior será a qualidade da imagem. Também quanto mais possibilidades temos de ter no número em cada pixel, maior será a quantidade de cores que poderemos colocar em cada pixel logo, maior a qualidade da imagem, e por conseguinte, maior será o seu tamanho.

Pixel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture)

É o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é possível exibir em torno de 16 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307 mil pixels, a 800 x 600 temos 480 mil, a 1024 x 768 temos 786 mil e assim por diante.

Resumindo: O Pixel é a menor unidade de uma Imagem, e quanto maior for o número de pixeis, melhor a resolução que a imagem terá. em caso de Imagens de Satélites, temos na maioria das vezes imagens não coloridas, elas são colhidas e mostradas em tons de cinza, a quantidade desses tons de cinza de cada imagem é denominada de BITS, sempre demonstrados em potência de 2, ou seja, uma imagem com oito bits, por exemplo, refere-se a 2 na potência 8, ou seja, 256 tons de cinza, e estes tons de cinza variam entre o branco e o preto.

Megapixel

Megapixel é o termo utilizado nas câmeras digitais para dizer o quanto uma imagem poderá ser ampliada. O mínimo recomendável para se revelar uma fotografia digital no formato 10×15 cm é de 1.3 Megapixels. Hoje em dia, câmeras digitais avançadas tem a resolução de até 13 Megapixels. Os Celulares com câmera digital tem cerca de 0.3 a 6 Megapixels de resolução.

Uma resolução de 1,3 Megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024 pixels de altura.

Padrões de resolução

* QSIF: 0.019 Megapixels = 160×120 pixels
* QCIF: 0.025 Megapixels = 176×144 pixels
* CVGA: 0.064 Megapixels = 320×200 pixels
* QVGA: 0.077 Megapixels = 320×240 pixels (as vezes chamado de SIF)
* CIF: 0.101 Megapixels = 352×288 pixels
* HVGA: 0.154 Megapixels = 640×240 pixels (as vezes chamado de Half VGA, tela do HP Jornada 720, p. e.)
* VGA: 0.307 Megapixels = 640×480 pixels
* NTSC: 0.346 Megapixels = 720×480 pixels
* PAL: 0.442 Megapixels = 768×576 pixels
* WVGA: 0.410 Megapixels = 854×480 pixels
* SVGA: 0.480 Megapixels = 800×600 pixels
* XGA: 0.786 Megapixels = 1024×768 pixels (as vezes chamado de XVGA)
* HD 720: 0.922 Megapixels = 1280×720 pixels
* WXGA: 0.983 ou 1.024 Megapixels = 1280×768 ou 1280×800 pixels
* SXGA: 1.311 Megapixels = 1280×1024 pixels
* WXGA+: 1.296 Megapixels = 1440×900 pixels
* SXGA+: 1.470 Megapixels = 1400×1050 pixels
* WSXGA+: 1.764 Megapixels = 1680×1050 pixels
* UXGA: 1.920 Megapixels = 1600×1200 pixels
* HD 1080: 2.074 Megapixels = 1920×1080 pixels
* WUXGA: 2.304 Megapixels = 1920×1200 pixels
* QXGA: 3.146 Megapixels = 2048×1536 pixels
* WQXGA: 4.096 Megapixels = 2560×1600 pixels
* QSXGA: 5.243 Megapixels = 2560×2048 pixels
* WQSXGA: 6.554 Megapixels = 3200×2048 pixels
* QUXGA: 7.680 Megapixels = 3200×2400 pixels
* WQUXGA: 9.216 Megapixels = 3840×2400 pixels
* WUQSXGA: 11.298 Megapixels = 4200×2690 pixels

CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (blacK). O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir toda a gama de cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). É o sistema aditivo de cores, ou seja, de projeções de luz, como monitores e datashows, em contraposição ao sistema subtrativo, que é o das impressões (CMYK). O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pó Edwin Land.

O modelo de cores RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul (usados em modelos aditivos de luzes) são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores. O nome do modelo e a abreviação RGB vêm das três cores primárias: vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue, em inglês), e só foi possível devido ao desenvolvimento tecnológico de tubos de raios catódicos – com os quais foi possível fazer o display de cores ao invés de uma fosforescência monocromática (incluindo a escala de cinza), como no filme preto e branco e nas imagens de televisão antigas.

Estas três cores não devem ser confundidas com os pigmentos primários vermelho, azul e amarelo, conhecidos no mundo das artes como “cores primárias”, já que se combinam baseadas na reflexão e absorção de fótons visto que o RGB depende da emissão de fótons de um componente excitado a um estado de energia mais elevado (fonte emissora, por exemplo, o tubo de raios catódicos).

O modelo de cores RGB, por si só, não define o que significa “vermelho”, “verde” ou “azul” (espectroscopicamente), e então os resultados de misturá-los não são tão exatos (e sim relativos, na média da percepção do olho humano).

O termo RGBA é também usado, significando Red, Green, Blue e Alfa. Este não é um modelo de cores diferente, e sim uma representação – uma vez que o Alpha é usado para indicar transparência. Em modelos de representação de cores de satélite, por exemplo, o Alpha pode representar o efeito de turbidez ocasionado pela atmosfera – deixando as cores com padrões mais opacos do que seria a realidade.

Pantone Inc., a multi-milionária empresa está sediada em Carlstadt, New Jersey, e é conhecida pelo seu sistemas de cor, utilizado na indústria gráfica.

A Pantone foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert, que foi director da companhia. Inicialmente, Pantone era uma pequena empresa que fabricava cartões de cores para companhias de cosméticos. Rapidamente, Herbert adquiriu a Pantone e desenvolveu o primeiro sistema de cores em 1963.

Entre os primeiros produtos estavam os Guias Pantone, que consistiam num grande número de pequenos e finos cartões (aproximadamente com 5 cm), impressos num dos lados com uma série de cores relacionadas e então unidos num pequeno livro. Por exemplo, uma determinada página poderia conter certo número de amarelos variando em luminância desde claro a escuro. Edições anuais dos Guias Pantone são editadas visto que as tintas utilizadas em cada edição com o tempo degradam-se. Em teoria, a ideia do sistema Pantone é escolher as cores desejadas dos guias e então utilizar os números para especificar de que forma é que se vai imprimir o output. Por exemplo, podemos pedir à empresa que impressa o trabalho utilizando a cor Pantone 655 e a empresa terá instruções sobre como produzir a cor 655 no seu equipamento. Desta forma, o produto final será exactamente o pretendido. Recomenda-se que os Guias Pantone sejam substituídos anualmente. Os Guias Pantone de diferentes edições muitas vezes têm cores diferentes de outras edições. Uma solução é a digitalização, com a utilização da libraria Pantone em espectrofotómetros. Desta forma, os utilizadores poderiam medir o valor da cor e compará-lo com o valor Pantone directamente, sem ter que o comparar com a versão impressa do guia.

Na realidade, existem inúmeras diferenças subtis na forma como os diferentes equipamentos produzem um determinado espectro de cores. Materiais impressos utilizam o sistema de quatro cores CMYK, enquanto que ecrãs de computador usam o sistema RGB, e o acerto entre os dois pode ser extraordinariamente difícil. Enquanto que o sistema Pantone funciona bastante bem entre equipamentos de diferentes tipos, a transição de ecrã para impressão – a forma como a maioria da publicações são hoje produzidas – ainda é vista por muitos como um acto de tentativa e erro.

As cores Pantone, descritas pelo seu número, encontraram também lugar na legislação, particularmente na descrição das cores das bandeiras. O Parlamento da Escócia debateu uma medida para definir que a Bandeira escocesa seja definida como Pantone 300. Da mesma forma, outros países como Canadá e Coreia do Sul indicam cores Pantone específicas para utilização aquando da produção das bandeiras. Desconhece-se se os legisladores sabem que as cores Pantone podem variar ou que a ciência da cor tem hoje formas muito mais exactas de definir uma determinada cor.

A lista de números de cor e valores da Pantone é pertença da propriedade intelectual da Pantone e o uso gratuito da lista não é autorizado. É por este motivo que as cores Pantone não são suportadas em software livre como The GIMP, e muitas vezes não estão presentes em soluções de software de baixo custo.

O que é design gráfico

Fonte Wikipédia

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